Quem se comunica

Por Nereu Leme 19/07/2019
Veja mais sobre:
É hora de plantar.

De divulgar boas notícias sobre a empresa, os negócios e criar um ambiente positivo e otimista. Para, então, colher os frutos a partir do segundo semestre deste ano, quando a economia inicia uma fase de recuperação com as ações que deverão ocorrer até o final de 2019: como a reforma da Previdência, reforma Tributária e com a liberação de dinheiro dos trabalhadores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, FGTS, e PIS/Pasep, que deverá ser anunciada na próxima semana.

O plantio é facultativo, mas quem deseja antecipar o futuro e colher bons resultados, precisa se preparar desde já. O empresário tem que informar o mercado, clientes, fornecedores e colaboradores que acredita em seu negócio e que ele vai crescer e prosperar.

Esse discurso serve também para estimular a equipe interna e aproveitar os bons ventos das análises econômicas que indicam um crescimento pequeno do PIB, mas extremamente vital para quem quer ficar acima do desempenho do mercado, ser mais, ser maior.

Quem tem medo do Inverno? Deve saber que a Primavera é a próxima estação e que nesse jogo, não se pode perder o trem. E que para colher é necessário plantar.

Entender ou perceber o que vai acontecer lá na frente pode ser o fio que separa o sucesso do fracasso. Tomar decisão antes, ter Inteligência Antecipativa, como disse a professora Dra. Raquel Janissek-Muniz, no prefácio do livro do jornalista Paulo Andreoli, Cellular Business Intelligence.

Entender e comunicar. Falar de planos, objetivos. Somente assim, com uma postura positiva, alcançar a meta desejada será viável e factível.

Comece a reunir a equipe e descubra que assuntos positivos e interessantes a empresa tem para comunicar a seus clientes e amigos. Vá para as redes sociais e mostre fotos de treinamentos, novos produtos ou planos de metas para encerrar 2019 com crescimento das vendas e do faturamento.

Converse com seus fornecedores. Faça alianças para desenvolver novos serviços. Entenda e aplique soluções criativas, tecnológicas. Divulgue isso. Informe todo mundo.

Informação reduz incertezas e a comunicação, mais do que apenas levar a informação para um determinado público, inspira e transforma pessoas e negócios.

Faça acontecer.